Na última sexta-feira (30), a Arquidiocese de Cascavel vivenciou um momento histórico com a realização da primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade. O evento reuniu lideranças e representantes de comunidades para apresentar e compartilhar iniciativas desenvolvidas em prol da fraternidade e do bem comum, com destaque, nesta edição, para a temática da Ecologia Integral.
De acordo com a coordenadora da Equipe de Campanhas, Rejane Tristoni, “a Mostra teve como objetivo divulgar os projetos contemplados pela Campanha, promover a partilha de experiências e fortalecer o compromisso da Igreja com ações sociais, educativas e pastorais”. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto cada iniciativa, suas metas, resultados e os impactos gerados nas comunidades atendidas.

Vale destacar que a Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela CNBB durante o período da Quaresma, aborda anualmente temas sociais urgentes, com o objetivo de promover a conversão e a solidariedade. Em 2024, o tema foi “Fraternidade e Amizade Social”; em 2025, “Ecologia Integral”; e, em 2026, será “Fraternidade e Moradia”. O gesto concreto da Campanha é a Coleta Nacional de Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, que financia projetos sociais. Do total arrecadado, 60% são destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que atende projetos locais, e 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, que apoia iniciativas em todo o Brasil.
Em Cascavel, a realização da Mostra de Projetos também representa um passo importante para ampliar a participação das paróquias, engajar voluntários e valorizar iniciativas que promovem a solidariedade, a cidadania e o cuidado com a vida.
Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, o projeto #CatedralSustentável ganhou ainda mais força com os recursos arrecadados por meio do Fundo Diocesano de Solidariedade. “O projeto teve início em 2023, com foco principalmente na separação dos rejeitos durante a Festa da Padroeira. Com o passar do tempo, percebemos a necessidade e a oportunidade de ampliar essa separação para outros espaços da Catedral, de forma permanente. A partir dos recursos recebidos em 2025 do FDS, conseguimos adquirir materiais para trabalhar a Educação Ambiental, além de oferecer condições para que as pessoas visualizem, por meio de placas indicativas, como realizar corretamente a separação dos resíduos”, destacou Izabel Tavares, coordenadora do projeto.

Outro projeto contemplado foi a Casa da Fralda, da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, que existe em Cascavel há mais de 10 anos. Com o apoio de voluntários, o projeto produz e doa fraldas geriátricas para enfermos em situação de vulnerabilidade. “Por meio do FDS, recebemos o valor de R$ 15 mil, que foi investido na compra de insumos, resultando na produção de aproximadamente 7.500 fraldas geriátricas. Essa quantidade equivale a quase dois meses de atendimento. No restante do ano, mantemos o projeto por meio de doações da comunidade. Por isso, o apoio dos fiéis é fundamental para que iniciativas como a nossa continuem atendendo quem mais precisa”, concluiu o padre Diony Alexandre Januário, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio.

Antes do encerramento do evento, dom José Mário Scalon Angonese reforçou a importância da participação das comunidades na divulgação do verdadeiro e principal objetivo da Campanha da Fraternidade: a atuação concreta na área da caridade.
Vale destacar que, os recursos arrecadados em 2024 foram destinados ao Rio Grande do Sul, em razão da tragédia climática vivenciada no período.
A expectativa é de que a Mostra de Projetos se consolide como uma tradição anual, servindo como vitrine para as iniciativas apoiadas e incentivando cada vez mais a participação da comunidade nas ações da Campanha da Fraternidade.





CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF) 2026
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, véspera de Carnaval, acontecerá na Catedral Nossa Senhora Aparecida, Missa de Abertura e Formação sobre o tema da CF 2026, às 19h.
A Santa Missa contará com representantes leigos, padres e religiosos, de toda a Arquidiocese de Cascavel (PR), e será presidida pelo arcebispo, dom José Mário Scalon Angonese.
A Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela CNBB, tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A campanha foca no direito à moradia digna, visando combater o déficit habitacional, a especulação imobiliária e a situação de rua, à luz do mistério da encarnação e da doutrina social da Igreja.


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.