Renovação da fé, encontros e muita alegria: Foram esses os momentos que marcaram a festa do costelão realizada pelo Seminário São José, em homenagem ao padroeiro e ao dia do trabalhador.

 Lançada em 1968, inicialmente com a ideia de render honras ao padroeiro São José e também angariar recursos para a manutenção do Seminário Arquidiocesano de Cascavel ao longo do ano, a festa do dia 1º de maio se tornou muito mais que um momento de confraternização entre empresas e colaboradores, ela se transformou em um dos maiores churrascos do mundo.

A Festa do Costelão foi lançada em 1997, e há 28 anos reúne amigos em torno do fogo de chão, onde são assados mais de 500 costelões, e cerca de 1600 costelinhas, comercializados e servidos no dia, às mais de 25 mil pessoas que se unem em torno da grande festa, para confraternizar com om os amigos e familiares.

Pe. Jean Zanelatto lembra que a grandiosidade do evento “fica por conta da organização e principalmente pelos muitos voluntários, mais de mil, que passam dias doando tempo e conhecimento, para que tudo aconteça da melhor forma possível”. E muitos deles vêm de longe para trabalhar no local, como é o caso dos assadores da carne vindos de diversos estados do Brasil e de países próximos, principalmente da Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina.

O Ponto alto do dia foi mesmo a Santa Missa, que neste ano foi presidida por Dom José Mário Angonese, arcebispo de nossa arquidiocese, e concelebrada por Dom Aparecido Donizeti, pelo arcebispo emérito Dom Adelar Baruffi, pelo reitor do Seminário São José, Pe. Jean Zanelatto e por demais Padres presentes.

Roberto Panízio, que há muitos anos é o coordenador geral do evento, expressou sua gratidão pelo sucesso pela parceria com o Seminário. “O sucesso da festa realizada é a prova viva da união, da fé e do compromisso que a comunidade mantém com o Seminário. Foi um momento de celebração, mas também de confirmação: quando trabalhamos juntos, com propósito e generosidade, alcançamos resultados que transformam”, disse ele, que também manifestou:

“Nosso profundo agradecimento a todos os patrocinadores, voluntários e parceiros que tornaram esse evento possível. Sem o apoio e o empenho de cada um, não teríamos conseguido alcançar com plenitude os três pilares que nortearam nossa missão: Religioso em comemoração ao dia do padroeiro São José, Social em comemoração ao dia do trabalhador, para congregação das famílias e, Financeiro, com intuito de arrecadar fundos para manutenção do Seminário ao longo do ano”.

Roberto Panízio informa que, com transparência e responsabilidade, que todo o recurso arrecadado será utilizado integralmente na manutenção do Seminário ao longo dos próximos 12 meses, garantindo a continuidade da missão formativa e evangelizadora. “Muito obrigado por caminharem conosco. Que esta parceria continue frutificando e inspirando outros a também fazer parte desta obra”, finalizou.

Abaixo segue a tabela com os valores constantes no balanço final: