O Domingo de Ramos, celebrado neste último domingo (13), marcou o início da Semana Santa com procissões, bênçãos de ramos e missas em todas as Igrejas do mundo. A data, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, é uma das mais significativas para os cristãos, simbolizando o início da caminhada de Jesus rumo à sua paixão, morte e ressurreição.
Na Arquidiocese de Cascavel (PR), o Domingo de Ramos foi vivido com intensa devoção e participação massiva dos fiéis. Paróquias de todos os bairros e municípios que compõem a Arquidiocese, se mobilizaram para proporcionar celebrações marcadas pela espiritualidade e acolhimento.
Fiéis de todas as idades compareceram às celebrações com ramos nas mãos, revivendo o gesto do povo de Jerusalém que acolheu Jesus com alegria e esperança. Por conta da chuva, grande parte das procissões foram canceladas em nossa Arquidiocese, mas em nada interferiu na vivência do Domingo da Paixão do Senhor. As celebrações foram conduzidas com grande zelo pelos padres e agentes de pastoral, que prepararam as liturgias com especial dedicação, destacando o verdadeiro sentido da Semana Santa.
O arcebispo de Cascavel, Dom José Mário, destacou em sua homilia a importância de viver esses dias com fé profunda, amor ao próximo e espírito de conversão. “O Domingo de Ramos nos recorda que a glória de Cristo está unida à cruz, e não devemos temer o sofrimento. Somos convidados a seguir os passos de Jesus com coragem, compaixão e compromisso com o Evangelho”, afirmou o arcebispo durante a celebração na Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Na próxima quarta-feira, 16 de abril, acontecerá na Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 19h, a Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais. Em um momento solene de bênção, todos os Óleos Santos confeccionados nesta celebração – óleo dos enfermos, dos catecúmenos (óleo do Batismo) e do Crisma – são destinados, posteriormente, para cada paróquia.
A programação da Semana Santa segue nas paróquias da Arquidiocese com as tradicionais celebrações do Tríduo Pascal — Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Vigília Pascal — culminando no Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.









Alguns registros das demais paróquias da Arquidiocese de Cascavel (PR).








Fotos: Vitor Pinheiro | Pascom Arquidiocese de Cascavel || Texto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Cascavel
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.